A MarketWare tornou-se a primeira empresa portuguesa a disponibilizar Códigos LEI para o mercado ibérico. Fruto da parceria com a RapidLEI a MarketWare torna possível a emissão do Código LEI no próprio dia útil em que o mesmo é pedido. Os pedidos podem ser feitos online através do site codigolei.certificados.eu.

O LEI (Legal Entity Identifier) é um código alfanumérico de 20 caracteres, estabelecido na ISO 17442 que permite a identificação consistente e inequívoca de todas as entidades legais, nomeadamente organizações e empresas que em qualquer momento possam participar em transações financeiras, designadamente como contrapartes e que utilizem os serviços das infraestruturas de mercado (Bolsas de Valores, Contrapartes Centrais e Centrais de Valores Mobiliários). Ao código LEI fica agregado um conjunto de informações referenciais (sobre a entidade e sobre o código) que permitem, a todo o momento, o cruzamento de informação e garantem a existência de dados fidedignos e comparáveis facilitando práticas de supervisão eficientes e eficazes, contribuindo assim para um aumento significativo de transparência dos mercados financeiros.

Antes da emissão do código, a MarketWare procede à validação dos dados introduzidos pela entidade requerente, com base na informação disponível em diferentes fontes públicas, certificando-se também que não há nenhum Código LEI já atribuído àquela entidade.

Preçário Códigos LEI

Mais informação poderá ser encontrada na secção de Perguntas Frequentes do site. Qualquer questão adicional poderá ser colocada por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..